Registro de Marcas: 5 Razões para não deixar de registrar a sua Marca

Compartilhe

No post anterior, eu convidei os leitores desse blog a acompanhar uma série de 4 posts onde revelarei as principais lições que aprendi sobre marcas na minha jornada como empreendedor.

Se aquela pequena estória do Sossom não convenceu, leia mais um pouco aqui sobre razões para não deixar de registrar sua marca.

Opa, não entendeu a palavra Sossom? Não tem problema, é só conferir o post passado para ficar por dentro de algumas informações antes de ler esse post.

Conseguiu ler? Bom, espero que sim.

O assunto Marcas foi um dos primeiros desafios que encontrei com o crescimento das empresas que fundei. A partir disso, extraí algumas conclusões, que vou resumir em 5 pontos:

post-razoes-para-registrar-sua-marca-06

 

: : Investimento, e não uma despesa! : :

Isso mesmo! Sim, para registrar sua marca, haverá um custo. E, sim, não será exatamente barato. Mas ignorar a necessidade de registrar sua marca poderá gerar um custo muito maior lá na frente. Então, pense que você está apenas se antecipando ao problema.

Quem empreende, aposta no que está fazendo. Você acredita que terá retorno e, por isso, aplica no que for necessário para dar base/sustentação ao seu negócio.

post-o-que-e-uma-marca-08


: : Os pequenos devem registrar : :

Muitos pensam que como é algo pequeno, sem grandes pretensões, não há necessidade de se preocupar com o registro.

Bom, minha dica é que você se desagarre dessa ideia. Se tudo o que fizermos, por mais singelo que seja, tenha o máximo de capricho e meticulosidade, o resultado será indiscutivelmente muito positivo.

Imprima o máximo de qualidade que puder, e arme-se de todas as formas possíveis para proteger o seu negócio, qualquer que seja a sua meta.

post-razoes-para-registrar-sua-marca-04

 

:: Estratégia de sobrevivência das empresas : :

Defenda o seu patrimônio desde o início, tendo o olhar aguçado. Pense fora da caixa, pense mais a frente, pense a longo prazo. Se a marca é sua base, e o registro da marca é o documento que lhe permitirá preservá-la, não hesite.

A marca preserva a identidade, mesmo com proprietários e administradores de perfis diferentes. Considere que é impessoal e atemporal, poderá ultrapassar gerações e até mesmo se tornar um legado de grande valor.

post-razoes-para-registrar-sua-marca-03

 

: : Fundamental para qualquer branding : :

Apesar de estar assumindo cada vez mais interpretações diversas, o branding é a percepção dos consumidores sobre uma marca.

Nesse contexto, o Design (a identidade visual) é fundamental – apesar de não ser a totalidade da marca.

O Design tem impacto inegável na percepção do consumidor e, aonde você acha que ele começa?

Bom, ele começa a se projetar a partir do nome da marca. Então, se a sua marca tiver que mudar, todo o seu trabalho de branding cai por terra.

Sua estratégia de marketing pode ter sido totalmente em vão, custando muito caro caso não tenha registrado a sua marca ou tenha que mudá-la posteriormente.

post-razoes-para-registrar-sua-marca-02

 

: : O valor da marca : :

Quando uma marca conquista a confiança do consumidor, ela passa a valer muito. Quanto mais estiver presente no meio e na mente do consumidor, mais ela venderá e, portanto, será mais valiosa.

O registro da marca garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional, podendo ser estendido para mais 137 países – segundo Convenção da União de Paris de 1883 (CUP), da qual o Brasil é signatário.

Se um profissional tiver contato com sua marca e decidir copiá-la, você poderá perdê-la caso não tenha o registro da marca. Em uma disputa por marca, a prioridade é de quem faz o registro primeiro. Então, proteja sua marca!

post-razoes-para-registrar-sua-marca-01]

E então? Você se convenceu sobre a necessidade ímpar de ter um nome forte e a respectiva marca registrada?

Bom, eu acredito que sim. É por isso que falarei a seguir sobre algumas dicas para que possa avaliar o nome da sua marca e, a partir disso, prosseguir com o registro. Vou falar mais sobre como funciona o processo de registro e comentar como foi minha experiência. Foi preciso que eu perdesse 2 marcas para aprender de uma vez por todas como me prevenir disso.

Se gostou desse post, assine nossa lista de email e seja o primeiro a receber as atualizações deste blog. Você poderá receber informações valiosas que poderão ajudar de forma impactante o seu negócio. 😉

Fechar Menu